A exposição "Lisboa à beira Tejo", co-produzida pelo Arquivo Municipal de Lisboa e a EGEAC, conta com a exibição de 200 fotografias da cidade à beira do rio da qual é indissociável, o rio Tejo. A exposição pode ser visitada até 30 de Junho e está div
A exposição “Lisboa à beira Tejo”, co-produzida pelo Arquivo Municipal de Lisboa e a EGEAC, conta com a exibição de 200 fotografias da cidade à beira do rio da qual é indissociável, o rio Tejo. A exposição pode ser visitada até 30 de Junho e está dividida em dois pontos de exibição: o Padrão dos Descobrimentos e o Arquivo Fotográfico Municipal, em Lisboa.O visitante é convidado a percorrer um roteiro imaginário pela margem do rio desde a foz do rio Trancão à antiga praia de Pedrouços. As fotografias que agora se revelam ao público são o testemunho das múltiplas vivências dos lisboetas com o rio, conforme refere o comunicado oficial.
A exposição e o álbum produzido para o efeito são, aliás, uma oportunidade única de conhecer as fotografias pertencentes ao espólio fotográfico municipal e que estavam guardadas no arquivo da Rua da Palma.
Com a disseminação da fotografia na segunda metade do século XIX, foram muitos os fotógrafos profissionais e amadores de Lisboa, que registaram a realidade da altura onde se misturam gentes e barcos num cenário ribeirinho que foi trazendo novidades constantes: docas novas, guindastes, comboios, avenidas ou edifícios.
Todos os dias são realizadas visitas guiadas à exposição do Arquivo Fotográfico pelas 15h30.
As visitas guiadas com o fotógrafo Luís Pavão, conservador das coleções de fotografia do Arquivo, serão nos dias 29 de Abril, 20 de Maio e 24 de Junho, às 17.00. Não é necessária marcação prévia.
As visitas ao Padrão dos Descobrimentos serão orientadas pelo olisipógrafo José Sarmento Matos no próximo dia 16 de Maio e 20 Junho, das 15.00 às 16.00. A marcação prévia é obrigatória via e-mail.
Saiba mais aqui.