Este projeto da autarquia conta com o apoio da União Europeia e visa sensibilizar os mais novos, e respetivas famílias, para a importância de uma alimentação saudável, ao mesmo tempo que lhes dá a conhecer a origem dos frutos e legumes, envolvendo, desta forma, os ministérios da Educação, Agricultura e Saúde.
O projeto “Regime de Fruta Escolar” abrange este ano letivo 7.700 alunos do Concelho de Matosinhos (1.900 do pré-escolar e 5.800 do 1º Ciclo do Ensino Básico).
Além da fruta, os alunos têm a oportunidade de experimentarem outros alimentos como a cenoura e o tomate, que habitualmente não fazem parte da sua dieta diária. Estão comprovados cientificamente os benefícios que o consumo regular de fruta e legumes acarreta para a saúde, designadamente na prevenção de doenças crónicas como a obesidade.
“Percebemos que a fruta não era um elemento essencial na alimentação das crianças. Pensamos que este investimento vai reproduzir-se no contexto das famílias”, disse em comunicado o vereador da Educação o António Correia Pinto, que ontem visitou uma das escolas.
Caderneta “O frutinhas”
Para incentivar os mais jovens a consumirem alimentos saudáveis, a Câmara Municipal de Matosinhos criou ainda uma atividade lúdica que consiste na distribuição de uma caderneta, “O Frutinhas”, com atividades e passatempos relacionados com a temática para serem realizados pelas crianças.
Em cada distribuição é entregue um cromo para colar na caderneta, cativando, o interesse das crianças para o dia da distribuição de fruta na escola e ajudando ao consumo efetivo dos produtos.