Estes computadores enviam diretamente comandos eletrónicos ao acelerador, aos travões e à direção, permitindo que o carro se desloque de forma autónoma. Além disso, múltiplos sensores fornecem a este automóvel inovador informação sobre os outros carros e pessoas na área envolvente.
Em paralelo, o carro possui um GPS de precisão que lhe permite saber em que local está com uma margem de erro de apenas um metro, enquanto um conjunto de câmara, radares e scanners monitorizam o trânsito.
O “MadeInGermany”, como foi batizado pelos investigadores que o adaptaram, é capaz de evitar obstáculos, ajustar a velocidade ou mudar de faixa de rodagem sempre que necessário. Este fim-de-semana, o veículo mostrou-se pela primeira vez ao público no trânsito berlinense e completou, no total, 40 quilómetros entre o Centro Internacional de Congressos e as Portas de Bradenburgo sem incidentes.
Apesar de ser “um artefacto inteligente”, afirmou Paul Rojas da Universidade Free de Berlim, “não se compara a uma forma de vida real”. Portanto, dado que ainda não é considerado à prova de erro, o teste foi feito com dois condutores para evitar quaisquer riscos.
Este carro é o primeiro a possuir licença para condução autónoma nas ruas e autoestradas da cidade de Berlim. O veículo está a ser desenvolvido desde 2007 no âmbito de um projeto universitário – o AutoNOMOs Lab – financiado pelo Ministério Federal da Educação e Investigação Alemão.
O objetivo é desenvolver uma tecnologia que possa ser transferida para sistemas de assistência à condução, para sistemas de segurança inovadores em carros convencionais ou para ser utilizada em veículos autónomos em espaços como aeroportos ou minas.
Em Junho de 2011, data em que recebeu a licença, o “MadeInGermany” começou a percorrer milhares de quilómetros em “test-drives”. Durante os próximos meses, as viagens deste carro pelas ruas de Berlim vão continuar e os investigadores esperam, em breve, conseguir a sua deslocação autónoma total entre cidades europeias.