A B53 é a mais antiga arma do arsenal americano e uma das maiores da história dos Estados Unidos. Pesava 4.500 quilos e tinha o tamanho de uma pequena carrinha, informa a Lusa. O anúncio do seu desmantelamento foi feito pela NNSA, no decorrer de uma cerimónia no Texas, e vem cumprir um dos objetivos do Presidente Barack Obama, de reduzir o número de armas nucleares.
Em 2009, Obama disse em Praga que queria reduzir o arsenal nuclear como parte da sua estratégia de segurança. “A eliminação da B53 é uma significativa conquista nos nossos esforços para reduzir as armas nucleares e implementar a agenda de segurança nuclear do Presidente Obama”, disse Thomas D’Agostino, administrador da NNSA, no comunicado.
Os funcionários envolvidos no processo separaram 136 quilos de explosivos no interior do material nuclear especial (urânio). A execução do desmantelamento foi feita longe longe dos olhares do público, mas os explosivos de uma bomba desmantelada anteriormente foram detonados numa ação a que assistiram jornalistas numa zona de segurança.
A B53 foram colocada ao serviço em 1962 e manteve-se no arsenal até 1997.
Para ver mais fotografias do desmantelamento, clique aqui.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]