“Pela primeira vez o Kindle tem um dicionário que permite consultar a definição de qualquer palavra portuguesa que apareça nos textos, sejam eles escritos no português europeu ou do Brasil”, explicou à Lusa o administrador da Priberam, Carlos Amaral.
Sobre o negócio com a Amazon, líder da venda de livros em papel e em formato digital pela Internet, Carlos Amaral sublinhou que é “interessante”, dado que poderá fazer o dicionário chegar a todos os Kindle, em qualquer parte do mundo.
O acordo com a empresa norte-americana surge depois de, em Abril, a Priberam ter disponibilizado para venda online o seu dicionário de Língua Portuguesa.
Para a marca, o pacto com a Amazon terá maior impacto no Brasil, visto que o mercado é “muito maior” do que o português. “O dicionário já tem uma grande notoriedade no Brasil”, afirmou o administrador, destacando que “os dicionários que a empresa disponibiliza online contabilizam 300 a 400 mil pesquisas diárias, das quais 200 mil são feitas a partir do Brasil”.
No final de 2011, as vendas de livros em formato digital nos Estados Unidos superaram as dos livros tradicionais, em suporte papel. O sucesso do dicionário de língua portuguesa no Kindle dependerá agora do sucesso das vendas do próprio aparelho.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]