LISBOA
Largo do Carmo – Arraial Popular
O Largo do Carmo é um local emblemático da revolução dos cravos na cidade. Foi palco privilegiado da contestação e 36 anos depois vai encher-se de novo para celebrar a data. Sexta-feira, 23, os festejos são dedicados às escolas com um Jogo da Glória gigante sobre o 25 de abril. A partir das 20h pode contar com música, gastronomia, artesanato e livros. No sábado, a animação fica a cargo do grupo de teatro O Bando e a atuação de vários artistas lusófonos.
Santiago Alquimista
No Santiago Alquimista para celebrar uma das vozes emblemáticas de Abril haverá um tributo a Zeca Afonso pela Feedback Musica, o Movimento Alternativo Rock e os “80 anos de Zeca”. Os bilhetes estão à venda no local e custam 5 euros.
Chapitô
“Olhar de novo” junta as vozes das novas gerações com Pedro Lourtie, Tiago Rodrigues Bastos e Rui Zink num debate sobre a atualidade da revolução. Pode contar ainda com a exibição de documentários de Maria de Medeiros e Susana Sousa Dias. Haverá ainda a atuação da cantora brasileira Sílvia Machete que se junta a Ana Lúcia Palminha e Rui Rebelo para cantarem “Grândola”, a partir das 22h.
Museu da Presidência
Os concertos de Deolinda, Paulo de Carvalho e Ronda dos Quatro Caminhos preenchem as noites de quinta, sexta e sábado respetivamente, a partir das 21h30. No domingo à tarde Cristina Branco sobe ao palco com versões atualizadas da canção de intervenção. Pode consultar toda a extensa programação aqui.
Biblioteca Municipal Camões
De 26 a 30 de Abril estarão em exposição trabalhos dos alunos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa inspirados em documentos sobre a Revolução de abril.
PORTIMÃO
No auditório Municipal de Portimão, na véspera do 25 de abril, às 21h30, há concerto com Sérgio Godinho no Auditório Municipal de Portimão, e com entrada livre.
PENICHE
Na noite de 24 poderá assistir a um concerto de acordeão com Rodrigo Maurício e Acompanhantes na Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro de 1902, na Atoguia da Baleia. Às 22 horas, celebra-se com música de intervenção a atuação do grupo Indigo World Music, no Fórum da Parreirinha.
GRÂNDOLA
A 22 de Abril, a partir das 21h30, no Cine-Granadeiro Auditório Municipal pode assistir a “Trovas do Tempo que Passa”, um espetáculo que invoca grandes temas de cantores da resistência como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Paulo de Carvalho e outros. No sábado dia 23, no Parque de Feiras e Exposições pode contar com a atuação musical dos Deolinda. A 25 de Abril como não podia deixar de ser há festa popular no Jardim 1º de Maio.
PORTO
Teatro Sá e Costa
Na quinta-feira, 22 de Abril, a partir das 21h30 serão interpretados poemas de Alexandre O´Neil, António Jacinto, Ary dos Santos, João Apolinário, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre e Victor Jara no Teatro Sá e Costa.
Casa da Música
O festival Música & Revolução decorre na Casa da Música de 24 de abril a 01 de maio. A figura que este ano dá o mote ao festival é Jorge Peixinho, naquela que é uma celebração do 70º aniversário do pai da vanguarda portuguesa, passados que estão 15 anos sobre a sua morte. Veja a programação aqui.
PÓVOA DE LANHOSO
Sob o lema “Desporto e Liberdade” as comemorações do 25 de Abril começam em Lanhoso às 9h00, com o Workshop sobre Natação/Adaptação ao Meio Aquático, nas Piscinas Municipais da Póvoa de Lanhoso. A cerimónia protocolar do hastear da bandeira, marcada para as 9h30, nos Paços do Concelho. Durante o dia, quatro locais irão ser palco de diversas atividades desportivas, a partir das 10h00: a Avenida 25 de Abril, com street-basket; o Pavilhão 25 de Abril, com andebol; o Pontido, com futebol juvenil, spin bike (I Maratona), pilates, jump, pump, step e ginástica geriátrica; e o Campo da Feira, com o habitual Torneio da Malha.
BRAGA
O grupo “Raízes” apresenta o novo álbum “Sexta-feira, 13” num espetáculo evocativo ao 25 de Abril no Theatro Circo. O concerto está agendado para as 22h00 com bilhetes a 5 euros.