cultural são as apostas fortes do programa cultural da Câmara Municipal de Gaia para 2010, apresentado na passada quinta-feira pelo vereador da cultura Mário Dorminsky.
“Nós conhecemos as cidades por aquilo que lá se passa, pelos eventos culturais que estas organizam”, frisou Mário Dorminsky em declarações à agência Lusa.
Dorminsky destacou a realização do festival “Jazz’n Gaia”, que este ano conta com nomes como Jacinta, GS Quartet, Hermeto Pascoal e o mítico Toot Thielemans. A quinta edição do “Douro Blues” – que decorre em julho – e a interligação, em agosto, entre os festivais “Rock às Sextas” e “United in Sound” são outros dos eventos de continuidade do pelouro da Cultura de Gaia para este ano.
Para os mais novos, destaca-se a segunda edição do Salão infantojuvenil de Gaia, que terá lugar entre 17 de maio e 5 de junho, e durante o qual haverá encontros com escritores, oficinas, sessões de leitura, exposições, debates, espetáculos de marionetas e feiras do livro.
No âmbito da animação e movimento associativo, o vereador da cultura salientou a manutenção da realização do “Festival Gaia Folk”, em agosto, que cruza o folclore nacional com o de diferentes países.
A criação de uma cultura urbana em Gaia, na área da música e das artes plásticas, é outro forte vetor, que “na lógica dos grandes artistas”, recebe na Casa-Museu Teixeira Lopes exposições de António Quadros Ferreira e de Paula Costa Alves, havendo ainda uma abertura à divulgação dos trabalhos de artistas locais, com uma exposição coletiva de comemoração dos 25 anos dos Artistas de Gaia.
O Passaporte Cultural foi outro dos destaques apresentados por Mário Dorminsky: cerca de 41 mil pessoas já aderiram a este produto que proporciona descontos e condições vantajosas no acesso aos eventos culturais.