O projeto já está em fase de execução e tem o nome de “Noiseless – Perceção, modelação e redução de ruído através de superfícies de pavimento inovadoras e duráveis”.
O título pode parecer confuso, mas a ideia é, no fundo, simples. O que estes oito colaboradores pretendem é encontrar ferramentas que possam ser aplicadas ao meio rodoviário português e possibilitem menos ruído nas estradas, explica o comunicado da instituição.
O projeto está a ser desenvolvido pelo Centro de Território Ambiente e Construção (C-TAC), do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e insere-se na estratégia da universidade para a problemática do ambiente.
Até agora a equipa já fez a “monitorização e caracterização do ruído proveniente do tráfego rodoviário e a sua percepção pela população em geral”, explicam em comunicado. A próxima fase consiste em desenvolver novas superfícies de pavimento, mais silenciosas.
A investigadora responsável pelo projeto é a doutorada Elisabete Freitas. No comunicado da UM, a investigadora explica que o Noiseless “consiste na construção de pisos com propriedades acústicas melhoradas, através da integração de camadas de desgaste duráveis, mas sustentáveis na sua relação custo-benefício”.
No que diz respeito às vantagens práticas desta ideia Elizabete salienta “os níveis de conforto auditivo e uma adequada deteção da velocidade dos veículos, por parte dos peões”.
Este é um projeto pioneiro em Portugal e está a ser desenvolvido em cooperação com outras instituições do país, como o Laboratoire Central des Ponts et Chaussées (LCPC) e a Universidade de Coimbra. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e as Estradas de Portugal já mostraram interesse na ideia.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira e Vítor Fernandes] [Notícia corrigida a 06/10/2011 às 13h50]