A maior parte das pessoas fugiria a correr perante a presença dos temidos tubarões brancos, animais de grande dimensão e famosos pela sua faceta perdadora. No entanto, um grupo de surfistas da Califórnia, Estados Unidos, atreveu-se a tocar num tubarão desta espécie para salvar a vida do animal.
No fim de setembro apareceu, na Venice Beach, uma das mais famosas praias da Califórnia, um tubarão branco bebé arrastado pelas ondas e visivelmente enfraquecido.
Um grupo de surfistas apercebeu-se que o animal corria risco de vida e aproximou-se, retirando do interior da sua boca um anzol. Depois desta arriscada operação, os surfistas devolveram o tubarão ao mar.
As águas do sul da Califórnia estão cheias de tubarões brancos que, embora tenham preferência por alimentos como peixes e aves marinhas, por vezes atacam pessoas.
Há, inclusivé, vários registos de mortes humanas causadas por estes animais. Devido a estas ocorrências, o tubarão branco é encarado com receio, sendo até o principal “protagonista” do famoso filme de terror de Steven Spielberg: “O tubarão”.
Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.