Depois de 15 anos a tentar descobrir a estrutura em cristal de uma enzima retroviral da SIDA, responsável pela multiplicação do HIV, os cientistas uniram forças com a comunidade de jogos online, que foi capaz de decifrar a estrutura da enzima em poucos dias.
A comunidade Foldit, que desenvolve jogos onde o objetivo é resolver problemas científicos, foi capaz de produzir modelos precisos do retroviral M-PMV depois de muitas tentativas dos cientistas terem falhado, de acordo com um estudo recentemente publicado na Nature Structural & Molecular Biology.
“De uma forma notável, os jogadores do Foldit conseguiram gerar modelos com qualidade suficiente para substituir as moléculas e, subsequentemente, determinar sua estrutura”, afirma o documento.
Ao desvendar como a proteína se multiplica, os estudiosos podem, em teoria, desenvolver novos medicamentos para impedir que o vírus se espalhe.
A comunidade Foldit foi criada em 2008 pelos departamentos de Ciência da Computação, Engenharia e Bioquímica da Universidade de Washington.
Clique AQUI para aceder ao artigo da Nature Structural & Molecular Biology.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]