O vencedor da noite foi Nader and Simin, A Separation, da autoria do iraniano Asghar Farhadi, como se pode ler no site do festival. No entanto, o júri acabou por distinguir também Sangue do Meu Sangue, concedendo-lhe uma menção honrosa.
O prémio Otra Mirada (Outro Olhar) é oferecido pela TVE, a televisão pública espanhola, e distingue “um cinema realizado, escrito ou interpretado por mulheres ou homens que mostre o olhar, as preocupações, os problemas, as necessidades e os anseios do mundo feminino”, segundo explica a Midas Filmes, produtora do filme português a concurso, em comunicado.
Sangue do Meu Sangue “é um filme sobre o amor incondicional, o amor de uma mãe pela sua filha, o amor de uma tia pelo seu sobrinho. E de como elas estão dispostas a sacrificar tudo para os salvar”, lê-se no site da produtora. Entre os rostos por detrás das personagens encontra-se Rita Blanco, no papel de mãe solteira e Cleia de Almeida, a filha.
Em Portugal o filme de João Canijo estreia no dia 5 de outubro. A antestreia, no dia 4, deverá ocorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, e será aberta ao público. No dia seguinte é a vez do cinema UCI Arrábida em Gaia estrear o filme. Ambas as exibições contarão com a presença de João Canijo e outros atores do filme, garante a produtora Midas Filmes.
Na sua passagem por Toronto, Sangue do Meu Sangue foi apreciado pelos americanos e convidado para a Competição do Festival de Cinema de Miami, “que dá particular destaque ao cinema ibero-americano e para uma secção competitiva muito exclusiva, onde serão exibidos apenas uma dezena de filmes”, revela a produtora.
Além destes dois festivais, a película portuguesa vai ainda passar pelo Festival de Busan, na Coreia e pelo Festival de Cinema do Rio de Janeiro, no Brasil.
[Notícia sugerida por Gonçalo Pereira e Vítor Fernandes]