Em comunicado, o IMM explicou que este é um estudo de “investigação básica com potencial aplicação clínica, realizada em laboratório a partir de amostras de doentes”.
O estudo, coordenado e desenvolvido em Portugal na Unidade de Biologia do Cancro do IMM, teve a colaboração de equipas sedeadas em vários países e foi publicado na “Nature Genetics”.
A leucemia linfoblástica aguda de células T é um cancro do sangue especialmente frequente em crianças, que se caracteriza por um aumento descontrolado do número de linfócitos T (glóbulos brancos, células específicas do sistema imunitário).
Neste artigo, os investigadores identificaram um conjunto de mutações até agora desconhecido (que aparecem em cerca de 9% dos doentes com leucemia estudados) que são uma causa inédita para o crescimento tumoral nos casos de leucemia linfoblástica aguda de células T.
Aplicação terapêutica
Segundo o comunicado do IMM, os cientistas “foram mais longe e identificaram também um conjunto de fármacos que pode ser eficaz na eliminação do efeito dessas mutações levando à morte das células que as possuem, conferindo uma potencial aplicação terapêutica futura a esta descoberta”.
Os investigadores verificaram que este tipo de fármacos, já testados noutras doenças como artrite reumatoide, consegue impedir o crescimento das células mutadas e levar à sua eliminação.
A identificação e compreensão do efeito de cada mutação encontrada em doentes com leucemia é particularmente importante, porque ajuda a desenvolver terapias capazes direcionadas especificamente a cada “subtipo” de tumor (dependendo das mutações a ele associadas).
“Embora, felizmente, a leucemia linfoblástica aguda infantil seja dos cancros com maior sucesso terapêutico, estas observações dão-nos a esperança de poder vir aumentar ainda mais a eficácia e seletividade dos tratamentos atualmente existentes”, disse, em comunicado, João T. Barata, coordenador do estudo.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira, Maria Manuela Mendes, Ana Guerreiro Pereira, Carla Cunha e Raquel Baêta]Clique AQUI para aceder à introdução do estudo.