Em primeiro lugar ficou o mandarim, a língua oficial da China. De acordo com a Bloomberg, o mandarim, falado por 845 milhões de pessoas, é a segunda língua do mundo mais utilizada no meio empresarial, depois do inglês. Logo a seguir ficou o francês que é falado em 27 países, por um total de 68 milhões de pessoas.
O ranking foi feito tendo em conta o número de pessoas que utilizam a língua, o número de países onde a mesma é usada como língua oficial, cruzando esta informação com as línguas oficiais dos países do G20.
A seguir ao francês ficou o árabe, e só então o espanhol. A língua oficial dos nossos vizinhos espanhóis é falada em 20 países e utilizada por cerca de 153 milhões de utilizadores na internet.
O português, falado por 178 milhões de pessoas alcançou o sexto lugar. A língua lusa é utilizada em 8 países como língua oficial permanente, e tem uma dimensão na web que chega a atingir 82 milhões de utilizadores.
Nos outros lugares do ranking ficaram o japonês, em 7º lugar, o alemão (8º lugar), o italiano e o coreano, no fim da lista.
Apesar de o mandarim ser atualmente uma língua-chave no que respeita ao mundo empresarial, Leigh Hafrey, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, explicou ao site da Bloomberg que a língua oficial da China não vai superar o inglês. “Da mesma forma que o dólar continua a ser a moeda preferida, o inglês vai permanecer como a língua preferida no futuro”.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]