O carro está a ser testado no circuito Vasco Sameiro, em Braga (circuito oficial para o desenvolvimento em pista), com o jovem piloto Pedro Matos, de 19 anos e já está também em fase de homologação, um processo que conta com a colaboração da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
“Os resultados têm superado as nossas expectativas uma vez que conseguimos reduzir os tempos em cerca de 5 segundos por volta da primeira para a segunda sessão de testes”, sublinhou ao Boas Noticias, Luís Miranda Torres, docente ISEP e um dos mentores do Barchetta.
Um dos aspetos a realçar é a fiabilidade do carro,” que na sua segunda ida à pista realizou mais de cem voltas ao circuito sem apresentar qualquer problema mecânico.”
Este carro de corrida é de baixo custo porque é constituído por um kit que inclui um chassis inteiramente desenvolvido pela equipa do Barchetta, uma carroçaria em fibra de vidro e o motor de um Fiat uno 45 S que pode ser adquirido a preços muito reduzidos.
Um verdadeiro carro de corrida
No que diz respeito à velocidade, sendo a reta do circuito de Braga uma reta relativamente curta, não são atingidas velocidades tão elevadas como em Portimão ou Estoril, mesmo assim “a velocidade máxima atingida é superior a 160 km/h”, disse ao BoasNotícias, Pedro Matos, o piloto que está a testar o carro de corrida. “Mas o que realmente impressiona são as velocidades a que a Barchetta curva”, acrescenta.
Os grandes segredos do carro, segundo o piloto, estão no chassis, na distribuição de pesos por roda e no facto de ser um carro muito leve. “É um verdadeiro carro de corrida, com uma condução muito pura, ideal para os amantes de velocidade, pois dá um enorme prazer conduzir a Barchetta”.
Pedro Matos, acrescenta ainda que, apesar de jovem já tem “experiência com vários tipos de carros, como os de fórmula Ford”, e mesmo assim o Barchetta surpreendeu-o “muito pela positiva”: “Embora só tenhamos realizado dois testes, revelou-se extraordinariamente fiável e rodou já em tempos por volta muito acima das expectativas de todos”.
Por outro lado, o projeto tem uma preocupação ambiental, na medida em que o carro utiliza uma mecânica que já cumpriu o seu ciclo de vida normal, sendo uma espécie de reciclagem para os motores que são utilizados no projeto.
Troféu Low Cost
Outro dos objetivos desta equipa é organizar um troféu com carros de baixo custo. A equipa responsável pelo projeto pretende criar uma categoria que preencherá um vazio que existe no panorama nacional em termos provas de velocidade. No entanto, para a organização do troféu, é necessário concluir as fases de desenvolvimento e homologação.