E se um computador entendesse a linguagem humana, com toda a sua complexidade e ambiguidade? Pedro Oliveira, aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu uma "fórmula de raciocínio para os computadores"
E se um computador entendesse a linguagem humana, com toda a sua complexidade e ambiguidade? Pedro Oliveira, aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu uma “fórmula de raciocínio para os computadores” que nos aproxima dessa realidade A investigação ganhou o Prémio Nacional em Inteligência Artificial 2009.“Probabilistic Reasoning in the Semantic Web using Markov Logic” é o nome do trabalho desenvolvido pelo aluno de Engenharia Informática da FCTUC.
Baseado na Lógica de Markov, o estudo aborda uma nova linguagem lógica que reconhece e é capaz de lidar com incerteza e complexidade. Aplicada aos computadores, essa linguagem permite-lhes “decidir quais as hipóteses mais prováveis e mais eficientes” face a um grande leque de possibilidades, explica a FCTUC em comunicado.
Paulo Gomes, orientador desta tese de mestrado avaliada em 20 valores, crê que este é um grande desenvolvimento no campo da Web Semântica, a Internet do futuro: “Ao dotar os computadores com a complexidade e ambiguidade da linguagem natural, vai permitir-lhes [aos computadores] estruturar e compreender a informação, com vista a tornar a Internet mais inteligente”.
Paulo Gomes dá um exemplo prático: “se entrar [hoje] num motor de pesquisa, como o Google, e escrever “dei” (acrónimo de Departamento de Engenharia Informática) aparecem milhões de resultados porque o motor de pesquisa apenas ‘vê’ o símbolo ‘dei’ e não consegue perceber se é uma sigla ou um tempo verbal”. O trabalho desenvolvido por Pedro Oliveira “pode ajudar os computadores a decidirem qual o significado mais provável”, exemplifica o docente.
Em março, o trabalho foi distinguido pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), instituição que anualmente atribui o Prémio TLeIA – Trabalhos de Licenciatura em Inteligência Artificial.
[notícia sugerida pela utilizadora Mónica Ribeiro]