NULL
Duas mulheres salvaram dezenas de adolescentes durante o massacre na Noruega, a 22 de julho. As mulheres conseguiram resgatar, de barco, cerca de 40 jovens que tentavam nadar para escapar do atirador.
Hege Dalen e Toril Hansen estavam, na altura, na margem oposta ao local do massacre quando, segundo o jornal “Helsingin Sanomat” (HS), começaram a ouvir tiros e gritos vindos da ilha.
Foi nessa altura que, contou Dalen ao HS, viram “vários jovens correram em pânico para o lago”.
As mulheres agiram imediatamente e levaram o seu barco para o lago Tyrifjorden, onde retiraram da água os adolescentes, em choque, e os transportaram para a outra margem.
Dalen e Hansen explicaram ao Helsingin Sanomat que, por serem muitos os jovens a tentar deixar a ilha, foram necessárias quatro viagens para os transportar. No percurso, dizem as mulheres, o barco foi atingido por alguns tiros.
Esta é uma história que demorou algum tempo (mais do que o normal) a ser divulgada. Imediatamente alguns dias após o massacre, surgiram algumas notícias sobre cidadãos que salvaram vidas durante o incidente.
O caso está a ser investigado nos órgãos de comunicação internacionais, que associam o atraso da divulgação ao facto de as mulheres em questão constituírem um casal homossexual.
Preconceitos à parte, ao todo, as duas afirmam ter resgatado 40 jovens da mira do atirador que matou 77 pessoas, oito delas na explosão de uma bomba no centro da capital, Oslo.
[Notícia sugerida por Maria Manuela]