Este conceito de financiamento nasceu nos Estados Unidos como uma alternativa de obtenção de investimento através do apoio da comunidade. Já existem vários portais de Crowdfunding que ajudaram à criação de inúmeros projetos, como a pioneira Kickstarter ou o Indiegogo.
Este conceito de apoio comunitário para o financiamento de ideias empreendedoras chega agora a Portugal através do portal Massivemov, a primeira empresa a apoiar esta iniciativa.
“Tivemos contacto com o conceito de crowdfunding numa viagem ao estrangeiro e achámos que seria o ideal para Portugal. Estamos em tempos de crise e esta tem que ser contornada com novas formas de empreendedorismo”, explicou Gabriela Marques, uma das responsáveis pelo portal Massivemov, ao Boas Notícias.
“No Massivemov aceitamos projetos empreendedores de todo o tipo, sejam particulares ou micro e pequenas empresas. Pode abrir-se espaço para a criação de novas empresas e, também, para a remodelação de projetos já existentes”, acrescenta Gabriela Marques.
O conceito de Crowdfunding assenta na ideia de obter capital através de um financiamento coletivo de pequenas quantias. Através do portal MassiveMov, os empreendedores podem apresentar os seus projetos de negócio e indicar o montante necessário para a sua concretização.
Posteriormente a ideia de negócio ficará visível no portal, durante alguns dias, para quem estiver interessado no financiamento. Através da Massivemov qualquer pessoa poderá indicar que pretende apoiar o financiamento através de quantias como 5 ou 10 euros.
O investimento coletivo apenas será realizado se o apoio ao negócio ultrapassar os 80%, como forma de viabilizar o capital para o arranque do projeto O dinheiro será então depositado quando esta ideia obtiver apoio suficiente.
“Atualmente temos seis projetos a decorrer não tendo ainda nenhum chegado ao final do prazo para apoio do projeto, uma vez que a plataforma está online desde o dia 7 de Julho”, conclui Gabriela Marques.
Veja aqui o portal Massivemov para conhecer os projetos que estão a ser promovidos e, se quiser, dar o seu contributo.