O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) acolhe, entre os próximos dias 18 e 22 de Julho, um Ciclo de Cinema Científico constituído por 5 sessões que exploram o potencial reflexivo/epistemológico do dispositivo cinematográfico na produção de conhecimento científico. A entrada é livre.
A iniciativa integra-se nas comemorações do primeiro centenário da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e as películas são exibidas pelas 21h30.
Vão ser projetados os filmes educativos e poéticos de Jean Painlevé, filmes de observação da natureza, aplicações do cinema para o estudo astronómico e ensaios experimentais de observação empírica da natureza, entre outros.
De acordo com os promotores, trata-se de um “ciclo introdutório e impressionista sobre as aplicações do cinema no domínio da ciência, explorando a história rica desse cruzamento e o desenvolvimento das técnicas experimentais cinematográficas como instrumento de análise e síntese com vista à compreensão e visualização de fenómenos científicos”.