Natália Garcia, jornalista brasileira, quer elaborar um projeto para tornar as cidades melhores para os habitantes. Até maio de 2012, a jornalista vai analisar 12 cidades “amigas das pessoas” um pouco por todo o mundo. O objetivo é procurar ideias de planeamento para perceber como se pode tornar as áreas urbanas melhores para quem lá vive.
A jornalista decidiu partir para este projeto quando um dia experimentou movimentar-se de bicicleta em São Paulo, percebendo que passava cerca de quatro horas por dia no trânsito. Foi então que Natália Garcia começou a ter atenção a questões ligadas à ocupação do espaço público e criou o projeto “Cidades para Pessoas”.
Natalia Garcia já reportou o seu primeiro trabalho, no seu site oficial, na cidade de Copenhaga, no início de maio. Esta foi a primeira cidade a ser visitada pela jornalista, que escolheu as áreas urbanas a visitar de acordo o trabalho desenvolvido pelo arquiteto dinamarquês Jan Gehl.
Jan Gehl tem vindo a notabilizar-se na área do planeamento urbano e na introdução de soluções para proporcionar aos habitantes das cidades uma melhor qualidade de vida, nomeadamente conquistando espaço para os peões e para os ciclistas, refere o site do projeto “Cidades para Pessoas”.
Até maio de 2012, Natália Garcia vai então visitar locais que têm sido apontados pelo arquiteto como “exemplos de cidades para pessoas”.
Copenhaga foi a primeira, seguem-se agora Amesterdão, Londres, Paris, Lyon, Barcelona, Sidney, Melbourne, São Francisco, Nova Iorque, Portland e Cidade do México. A jornalista ficará um mês em cada uma estas cidades.
Clique no link acima para ver um vídeo do projeto e AQUI para aceder ao site de “Cidades para Pessoas”.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]