Um guião de cinema, escrito à mão por Charlie Chaplin para um filme sonoro que não chegou a ser realizado, foi encontrado nos arquivos da familia do mais famoso realizador e ator de filmes mudos, noticia o jornal britânico The Guardian.
O documento de 50 páginas contém um diálogo satírico sobre o colonialismo, inspirado na visita de Charlie Chaplin à ilha indonésia de Bali, em 1932.
O biógrafo David Robinson acredita que o guião – que tem o título da ilha, “Bali” – tenha sido a primeira tentativa de Chaplin de levar às telas um filme falado.
No manuscrito, Chaplin retrata os colonizadores de forma cómica ao forçar os nativos da ilha a pagar impostos por estradas desnecessárias e cultivar mais arroz do que eles são capazes de consumir.
O primeiro filme falado de Chaplin, “O Grande Ditador”, só foi lançado em 1940, e também era uma sátira política e social. Na altura, a sua sátira a Adolf Hitler e ao regime nazi foi bastante criticada nos EUA, que ainda não tinham entrado na IIª Guerra Mundial. Atualmente depois, é considerada o trabalho de um génio visionário.
Recentemente, também foi descoberta uma curta inédito do ator e diretor, datada da época da Iª Guerra.
Veja clicando no link acima um excerto do filme “O Grande Ditador”.