Assunção Esteves, de 54 anos, tornou-se esta terça-feira a primeira mulher a presidir a Assembleia da República portuguesa. A deputada obteve a segunda maior votação de sempre com o voto de 186 deputados, de um total de 230.
A ex-juíza do Tribunal Constitucional e também ex-eurodeputada alcançou 186 votos entre os 230 deputados, com outros 41 em branco e um nulo, ficando a 18 votos do resultado obtido em 2009 por Jaime Gama, que foi o presidente da Assembleia mais votado desde o 25 de Abril.
“Presidir ao parlamento constitui a maior honra da minha vida porque o parlamento é a liberdade que se fez instituição, consequência da razão moderna, do pensamento das luzes, da coragem dos justos”, afirmou a nova presidente da AR no discurso de tomada de posse.
Assunção Esteve foi eleita após o chumbo da candidatura de Fernando Nobre, apresentada pelo Partido Social Democrata e que não obteve os votos suficientes em duas votações consecutivas.
Na atual composição do Parlamento, contam-se 62 mulheres em 230 parlamentares, o que corresponde a 26,95 por cento do total.
Clique AQUI para aceder ao vídeo do discurso de Assunção Esteves.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Raquel Baêta]