Uma equipa de médicos do Hospital de Gaia, com o recurso a técnicas inovadoras, usou osso da bacia para substituir um osso esterno numa operação inédita no mundo. A doente corria risco de vida devido a um tumor localizado no tórax que também lhe causava uma deformação no peito, noticia a SIC.
Manuela Pinto fez uma cirurgia para tratar o tumor que lhe invadiu o tórax e que provocava um grande volume na zona superior do peito, obrigando-a a tapar-se com camisolas de gola e lenços sempre que saía à rua.
Segundo avança a SIC, para tratar a doente do tumor e também para retirar o volume que causava a deformação física, os médicos avançaram com uma operação inédita que consistiu na utilização de osso da bacia para reconstruir o osso do esterno.
A operação envolveu médicos de duas especialidades: cirurgia plástica e cardiotorácica. Foi necessário também recorrer à mais alta tecnologia para recortar a medida certa do osso da bacia.
Esta técnica era a única hipótese que a paciente tinha para ficar curada do tumor e manter a mobilidade dos braços, uma importante conquista para Manuela Pinto que é praticante de remo, modalidade em que já conquistou algumas medalhas.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]