Cento e oitenta filmes, oriundos de cerca de 40 países, passam este ano pela 27ª edição do Festroia Festival Internacional de Cinema de Setúbal, que decorre de 3 a 12 de junho. O cinema turco e o ciclo “Amor e Cozinha” são alguns dos destaques.
Em termos de programação, o festival deste ano conta com as seções competitivas habituais – Secção Oficial, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza – e com diversas mostras não competitivas, entre as quais a Homenagem à Turquia e o ciclo O Amor e a Cozinha.
De realçar ainda a Retrospectiva completa do realizador holandês Jos Stelling, que será homenageado com o Golfinho de Ouro de Carreira. Também a a atriz, cantora e realizadora portuguesa Maria de Medeiros será homenageada com o Golfinho de Carreira.
Outro destaque da programação é o ciclo ” O Amor e a Cozinha” por onde passarão filmes míticos como “A Grande Farra”, de Marco Ferreri, em que um grupo de amigos se reúne, num fim-de-semana de excessos, comendo até morrer.
O tema tem deliciado audiências ao longo dos anos através de produções premiadas como Soul Kitchen, de Fatih Akin, Como Água para Chocolate, de Alfonso Arau, ou Kitchen stories, de Bent Hamer, não esquecendo a oscarizada A Festa de Babette, de Gabriel Axel.
Também o cinema da Turquia merece destaque nesta edição, com uma retrospetiva especial onde se destaca uma filmografia com uma longa história e tradição.
No que respeita à animação extra-festival, o Festroia irá manter a aposta no espaço Meeting Point, situado na Avenida Luísa Todi e animado durante o festival.
Este ano o evento volta a contar com o Auditório da Anunciada, o Auditório Municipal Charlot, o Auditório José Afonso e o Cinema City Classic Alvalade (Lisboa), onde exibirá filmes em duas salas.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do projeto.
[Notícia sugerida por Francisco Santos]