Luís Clemente vai representar Portugal no Concurso Internacional de Jovens Maestros, a realizar-se no próximo mês de maio, em França. O português vai competir com outros 14 maestros selecionados pelo Júri do concurso.
Luís Clemente vai representar Portugal no Concurso Internacional de Jovens Maestros, a realizar-se no próximo mês de maio, em França. O português vai competir com outros 14 maestros selecionados pelo Júri do concurso. Oriundo do Alentejo, o maestro de 33 anos começou a sua carreira musical na Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo com apenas oito anos e, atualmente, é o maestro do agrupamento. “Sempre achei que era importante fazer algo pela minha comunidade. Tenho muito orgulho de ter começado ali”, explica Luís Clemente ao Diário de Notícias.
Tirou a licenciatura de Ciências Musicais, em Lisboa, mas também tem desenvolvido a sua formação no estrangeiro, nomeadamente em Londres, na Argentina e, neste momento, em Itália.
Já foi maestro convidado em diversos países europeus e nos EUA é colaborador de uma das mais prestigiadas instituições de ensino musical do mundo: a Universidade de Berklee, onde leciona aulas de cultura musical portuguesa, nos cursos de verão.
“Uma verdadeira vivência musical requer ‘enamoramento’ constante, entrega de alma e coração ao mais ínfimo ‘gesto’ sonoro do nosso dia a dia”, refere o maestro no seu site oficial.