A ideia surgiu quando Sérgio Oliveira, Marlene Vinha, Diana Vinha e Rita Roque perceberam que os guias turísticos comuns impedem os viajantes de conhecer, a fundo, os destinos que escolhem.
“Como insiders, conhecemos o Porto como ninguém e queremos partilhar os nossos sítios de eleição e aquilo que de novo vai acontecendo pela cidade, promovendo assim uma nova forma de a conhecer”, explicam no site que criaram para promover a aplicação já disponível para iPhone e iPod Touch.
Até ao momento, o moveOporto tem 114 locais listados, divididos em categorias como Noite, Alojamento ou Café & Co. Toda a informação é recolhida junto dos proprietários para que possa ser o mais fidedigna possível.
Perante o guia, os utilizadores podem registar a sua entrada num determinado local através da função “check-in”, manifestar o seu agrado pela visita adicionando um “like”, tal como no Facebook, e criar uma lista de favoritos.
Em declarações ao jornal Público, Sérgio Oliveira explica que o check-in, por exemplo, pode valer uma bebida: “Vamos fazer acordos com os locais para que uma pessoa que faça check-in várias vezes nesse espaço possa ganhar uma cerveja”.
Para o criativo e programador, esta “é uma forma de divulgar o trabalho de pessoas que fazem algo pela cidade” e, por isso, os proprietários não necessitam de pagar pela inscrição no guia. A gratuitidade estende-se ao download da aplicação, através da App Store.
Dentro de poucos meses, estarão prontas as versões para o sistema Google Android e iPad, adianta Sergio.
Saiba mais sobre a aplicação moveOporto clicando aqui.