“Foi uma grande surpresa para mim. O ISHOF é uma organização muito prestigiada nos desportos aquáticos e hoje vou ter a honra de estar presente numa cerimónia junto de grandes figuras da natação”, considerou ontem Pedro Adrega à agência Lusa.
O responsável da FINA será o primeiro português a ser distinguido pelo ISHOF, uma espécie de guardião da história dos desportos aquáticos e considerado o panteão da natação mundial.
Nesta gala do ISHOF, serão também distinguidas algumas das maiores figuras da modalidade dos últimos anos, como o australiano Ian Thorpe, campeão olímpico e recordista mundial e a alemã Franziska van Almsick, campeã mundial e europeia.
Pedro Adrega começou a trabalhar para o Departamento de Comunicação da FINA em outubro de 1999, começando por colaborar em artigos para o boletim a para o site oficial.
Nas grandes competições internacionais organizadas pela FINA, exerce também as funções “diplomáticas” de ponte entre os jornalistas e dirigentes do organismo mundial.
“Penso que devo ser o único português a dirigir o departamento de comunicação de um organismo internacional desportivo. Penso que ter uma costela suíça também ajudou”, admite Pedro Adrega, que tem a companhia de outros dois portugueses em cargos diretivos da FINA.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]