Chegaram à conclusão de que estes animais usam 66 gestos diferentes para comunicarem entre si, o dobro do que se pensava até agora.
Foram estudadas 120 horas de filmagens com chimpanzés a interagirem sempre na tentativa de decifrar quais tinham significado intencional. As descobertas foram publicadas na revista científica “Animal Cognition”.
Esta nova descoberta vem refutar estudos anteriores que sugeriam que estes animais possuíam cerca de 30 gestos diferentes.
“Este resultado mostra um reportório muito mais alargado”, adianta a investigadora responsável, Catherine Hobaiter à BBC News. “Pensamos que antes as pessoas viram apenas frações, porque quando estudamos animais em cativeiro não vemos todo o seu comportamento”, explica a cientista.
A Dra Hobaiter passou 266 dias a observar e a filmar um grupo de chimpanzés no Uganda. Juntamente com o colega, o Professor Richard Byrne analisaram exaustivamente as filmagens e categorizaram os diferentes gestos.
Os cientistas dedicaram-se a procurar sinais claros de que os animais estavam a fazer movimentos deliberados que pretendiam gerar uma resposta do outro animal.
“Nós tentámos ver se o animal que fazia o gesto estava a olhar para o seu público”, disse Byrne. “Prestámos atenção na persistência; se a sua ação não produzia um resultado, ele então repetia-a”.
A equipa ainda está a estudar os vídeos para a próxima etapa de seu projeto – tentar descobrir o que cada gesto significa.