O Pequebus, projeto financiado pelo governo espanhol, visa oferecer uma alternativa eficaz e segura aos pais que estão impossibilitados de transportar os seus filhos e, por outro lado, visa contribuir para reduzir a utilização do veículo particular e, assim, mitigar a poluição e o trânsito existentes nas cidades e áreas metropolitanas.
"Os autocarros são a chave para a mobilidade sustentável, já que são dos transportes mais amigos do ambiente", refere a Alsa na sua página na Internet.
Este primeiro serviço de transporte coletivo de crianças e bebés garante acompanhamento especializado durante a viagem, afiança a empresa, acrescentando que os veículos dispõem de um fraldário, um espaço para alojar carrinhos e berços, aquecedor de biberões e material de primeiros socorros.
Os assentos dos autocarros estão equipados com cadeiras de transporte de bebés, com cintos de segurança e acolchoamento, tal como as que são adquiridas para os veículos particulares.
A Alsa informa ainda que, no momento da entrada no no autocarro, as crianças são identificadas com cartões pessoais, indicando o seu nome, apelido, idade, peso, nome da pessoa que os irá recolher no destino indicado pelos pais, entre outros dados de interesse, como alergias.
Para maior segurança, os pais podem seguir em tempo real todo o percurso do autocarro, equipado com tecnologia GPS, através do endereço www.pequebus.es, mediante a introdução de uma palavra passe.