Em declarações à agência Lusa, o comandante Nuno Galhardo Leitão, porta-voz do ISN, disse que no ano passado estiveram disponíveis 3.500 nadadores-salvadores e que este ano há "4.500 aptos a estabelecer contratos" com as unidades balneares com apoios de praias licenciados para fazer exploração comercial.
A oferta formativa para a atividade também aumentou: no ano passado foram realizados 98 cursos e formados 1800 nadadores-salvadores, enquanto que em 2011 os cursos deverão ser cerca de 115. Estes profissionais têm de renovar a sua licença de três em três anos, fazendo novo curso.
Tal como em anos anteriores, a PSP vai reforçar o patrulhamento, nomeadamente nas zonas onde têm ocorrido problemas de segurança.
A época balnear arrancou este domingo nas praias do concelho de Cascais e em quatro do concelho de Vila do Bispo. Em meados do próximo mês abrirá nas praias do concelho de Albufeira, na Rocha (Portimão) e Torre (Oeiras).
Em 2010 foram registados 18 casos mortais de banhistas, três em praias vigiadas e 15 em praias não vigiadas, de acordo com dados do ISN.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vitor Fernandes]