O aparelho revela as oscilações glicémicas que, muitas vezes, não são detetadas nos testes tradicionais (HbA1C e medições capilares) e pode ser utilizado pelos pacientes nas suas atividades rotineiras do dia-a-dia, uma vez que é à prova de água.
Segundo uma avaliação realizada em dez centros clínicos em Portugal e Espanha, o aparelho ajudou a alterar ou ajustar a terapia de 97% dos doentes e em 91% dos casos detetou eficazmente situações de hiperglicemia, ao contrário dos métodos tradicionais.
O novo sistema fornece relatórios que os médicos podem utilizar para educar os pacientes sobre a terapia e as mudanças de estilo de vida que podem introduzir para melhorar a sua saúde.
O dispositivo, comercializado pela Meditronic, inclui ainda um sensor de glicose descartável e um gravador de dados de pequenas dimensões que regista automaticamente as informações recolhidas, reduzindo significativamente o tempo que o profissional de saúde necessita para implementar a terapia.
A diabetes tipo 1 é uma doença crónica provocada pela falta absoluta de insulina devido à destruição de células do pâncreas que produzem esta hormona. De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, existem 285 milhões de pessoas com diabetes a nível mundial, 10% dos quais com diabetes tipo 1.