"A primeira loja abriu em março do ano passado e daí até ao final do ano, em nove meses, conseguimos um objetivo fantástico: abrir 20 centros a nível nacional", revela à RTP Ana Marinho, diretora de franchising da Stetikxpress, adiantando que a empresa vai inaugurar este ano as suas instalações em Madrid.
Esta é apenas uma das 73 novas marcas que foram introduzidas no mercado português em 2010. No país florescem cada vez mais ideias originais: 75% dos novos investimentos são de origem nacional.
"Acho que [o crescimento do setor] se deveu a uma oferta mais ajustada à situação económica em que vivemos, por parte das marcas, como também as situações de flexibilidade do pagamento dos direitos de entrada", refere Andreia Jotta, diretora do Instituto de Informação em Franchising.
"A partir de 3.500 euros, existem já conceitos disponíveis no mercado, nomeadamente na área da reciclagem de consumíveis, na área das telecomunicações – temos um novo conceito recente que oferece uma proposta muito interessante até para quem quer criar o seu próprio emprego", acrescenta a responsável.
A compra e venda de ouro, a formação no ensino, a estética e a mediação de obras são as áreas com mais sucesso. Os negócios em regime de franchising geraram 73 mil postos de trabalho em 2010, mais 3.600 comparativamente ao ano anterior.