De acordo com o representante das duas instituições, Pedro Martins, a iniciativa surgiu como forma de “dar oportunidade aos jovens que não estão satisfeitos com a formação que recebem nas escolas nacionais”.
“A dimensão destas escolas é mundial e esta é uma grande oportunidade para os alunos contactarem com grandes marcas, designers de renome e até ganharem a possibilidade de vir a trabalhar com eles”, explicou o responsável.
Para Pedro Martins, a iniciativa pretende também ser “uma luz de esperança” para os jovens que em Portugal não conseguem desenvolver os seus projetos, por deficiências na formação ou pela crise económica.
“Em Portugal os cursos são muito teóricos e agora também com a crise as oportunidades de emprego são cada vez mais escassas”, sustentou.
Através da divulgação nas escolas de Arte e Design portuguesas, a Domus e a NABA pretendem escolher “os melhores” talentos na área.
Até junho decorre a fase de candidaturas e em julho serão divulgados os resultados. Os alunos admitidos iniciarão o curso em setembro, juntando-se a outros 1800 colegas vindos de todo o mundo.
Uma vez que se tratam de escolas de ensino privado, o curso custa ao aluno 15 mil euros, no caso de ser em inglês, e sete mil euros se optar por ser lecionado em italiano.
Os cursos disponíveis nas duas escolas são de Design, Design de Automóvel, Gestão do Design, Design de Interiores e Living, Visão Urbana e Design de Arquitetura, Design de Moda e de Acessórios, Gestão da Moda, Artes Visuais, Design de Produto, Web Design e o novo Design de Serviços.
As escolas têm colaborações e projetos com diversas companhias e instituições internacionais, como Valentino, Versace, Vivienne Westwood, Armani, Agatha Ruiz de la Prada, Diesel, Volkswagen, Nokia, Moschino, MTV, Whirlpool, entre outras.
Localizadas em Milão, denominada a capital da arte, design, moda e publicidade, a Domus Academy e a NABA – Nuova Accademia di Belle Arti Milano foram fundadas por artistas, intelectuais e profissionais.