A programação lisboeta divide-se entre o Cinema Monumental e Espaço Nimas, com uma retrospetiva de comédia italiana na Cinemateca com o nome Amarcord onde serão exibidos, entre outros, os filmes "I Mostri" (1963) e "Il sorpasso" (1962), de Dino Risi.
A secção competitiva tem Filipe Melo (criador da curta portuguesa de terror I'll See You in My Dreams, realizada por Miguel Ángel Vivas) e Bernardo Sassetti (compositor de bandas sonoras de filmes como Alice) como júris.
Há ainda uma secção Panorama das próximas estreias e duas sessões especiais (uma em homenagem aos 150 anos da unificação italiana e outra em homenagem à Fábrica da Benetton), bem como uma secção documental Italia.doc – composta por curtas-metragens em parceria com o Curtas de Vila do Conde e uma secção de telediscos chamada Ascolta.
Nas suas extensões, a edição de 2011 alarga-se também à Madeira, além das habituais em Coimbra e Porto. A 8 ½ – Festa do Cinema Italiano decorre de 14 a 21 de abril em Lisboa; 27 a 29 de abril em Coimbra; 29 de abril a 01 de maio no Porto (carece de confirmação) e ainda 05 a 08 de maio no Funchal. A atriz Catarina Wallenstein é o rosto desta quarta edição.
Consulte trailers dos filmes e a programação completa do festival AQUI.