A Seleção Nacional terminou a sua participação na Swim Cup Eindhoven com seis medalhas – Diogo Carvalho arrecadou o ouro nos 200 e 400 estilos, Sara Oliveira (100 e 200 mariposa) e Duarte Mourão (200 mariposa) subiram ao segundo lugar do pódio e Nuno Quintanilha foi terceiro nos 200 mariposa.
Em comunicado, a Federação Portuguesa de Natação (FPN) informa que durante a a competição foram alcançados mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres e para o Mundial (Diogo Carvalho, nos 200 metros estilos e Sara Oliveira, nos 100 metros mariposa) e para Xangai (Diogo Carvalho, 400 metros estilos; Simão Morgado, 100 metros mariposa).
Além disso, foram estabelecidos quatro recordes nacionais absolutos, por Diogo Carvalho (200 metros estilos), Sara Oliveira (50 metros mariposa) e Nádia Vieira (400 metros estilos).
Portugal tem ainda quatro nadadores com mínimos para o Campeonato do Mundo: Alexandre Agostinho, Diogo Carvalho, Sara Oliveira e Simão Morgado.
Ana Rodrigues atingiu o Mínimo A para o Campeonato do Mundo de Juniores que se vai realizar no mês de agosto em Lima, na prova de 50 bruços.
Para o selecionador nacional, Rui Magalhães, esta foi “uma jornada excelente para a natação portuguesa, com um desempenho cabal do valor dos nadadores”. O responsável técnico acrescentou que a “os nadadores portugueses mostraram a sua valia. A natação portuguesa continua a evoluir e a prova está aqui”.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]