A Casa da Música no Porto comemora cinco anos de existência. Para assinalar a data decorre uma programação especial até 14 de abril, naquele que já é um dos espaços culturais mais emblemáticos da cidade invicta.
A Casa da Música no Porto comemora cinco anos de existência. Para assinalar a data decorre uma programação especial até 14 de abril, naquele que já é um dos espaços culturais mais emblemáticos da cidade invicta. Abriu as portas sob protestos em 2005 devido aos atrasos e derrapagens orçamentais, mas hoje é símbolo arquitetónico e cultural indiscutível na cidade do norte de Portugal. Ao longo dos cinco anos de existência o balanço é positivo, conforme provam os números.
“Ao fim de cinco anos temos a casa arrumada. Temos as contas em dia, porque a Casa da Música tem sido gerida com extremo rigor”, disse ao DN o diretor artístico da instituição do Porto, António Jorge Pacheco, que apontou “a cautela nas previsões” como responsável pela gestão bem-sucedida das contas do projeto.
A Casa da Música já acolheu mais de 10 mil artistas em cerca de 5522 espetáculos apresentados que fizeram da diversidade de géneros e estilos musicais a marca da programação. Terão sido recebidos dois milhões de espectadores no espaço que foi projetado pelo holandês Rem Koolhaas.
Pode conhecer a programação especial do 5º aniversário da Casa da Música no site oficial.