Há meses que as autoridades vietnamitas procuravam resgatar, sem sucesso, uma tartaruga gigante ferida. Este domingo, o animal chegou finalmente terra firme para ser submetido a tratamento médico, para alívio de especialistas e da população em geral, para quem a tartaruga é um símbolo de independência.
Ao todo, 50 pessoas participaram na missão de salvamento, que decorreu no lagon Kiem, em Hanói. Com a ajuda de barcos e redes, a tartaruga pôde ser entregue aos cuidados dos especialistas.
Tendo entre 80 a 100 anos de idade, o animal é um dos poucos exemplares remanescentes da espécie Rafetus swinhoei, atualmente em vias de extinção – acredita-se que existam apenas mais quatro tartarugas semelhantes no mundo, reporta a agência Reuters.
De acordo com uma lenda vietnamita, uma tartaruga gigante que habitava o mesmo lago era a guardiã de uma espada mágica concedida ao rei Le Loi, no século XV. O artefacto terá sido usado na conquista da independência face à Dinastia Ming, da China.
Pensa-se que o débil estado de saúde da tartaruga foi causado pela poluição do lago Hoan Kiem e pela ação de pescadores e de outras tartarugas menores.