À semelhança do que aconteceu em Lisboa, com os cartões Viva, também as linhas de comboio de Braga, Guimarães, Marco/Caíde e Aveiro dos Comboios Urbanos do Porto aderem sábado ao sistema de bilhetes "Andante", já usado no Metro do Porto e nos autocar
À semelhança do que aconteceu em Lisboa, com os cartões Viva, também as linhas de comboio de Braga, Guimarães, Marco/Caíde e Aveiro dos Comboios Urbanos do Porto aderem sábado ao sistema de bilhetes “Andante”, já usado no Metro do Porto e nos autocarros da STCP e de cinco operadores privados. A CP refere, num comunicado divulgado sexta-feira, que “toda a gama de títulos de transporte da CP Porto – bilhetes ocasionais e assinaturas – passa a estar disponível em cartões recarregáveis e reutilizáveis”.
Os clientes podem assim optar pelo cartão multimodal “Andante”, que permite transferência para outro meio de transporte, ou por um cartão só para viajar na CP.
Numa primeira fase, vão ser disponibilizadas 59 máquinas de venda automática de cartões e mais tarde outras 31, cobrindo “praticamente todos os locais de embarque dos quatro eixos ferroviários”.
Ao longo da rede dos Comboios Urbanos do Porto, estarão também disponíveis cerca de 230 validadores de títulos de transporte.
“Os clientes devem validar obrigatoriamente os seus títulos de transporte (ocasionais ou de assinatura) nos validadores instalados no cais de embarque com uma antecedência máxima de 15 minutos”, alerta a CP, notando que “só após correta validação, o cliente estará habilitado para realizar a sua viagem”.
Para apoiar os clientes na adaptação ao novo modelo de bilhética, “a CP vai colocar no terreno equipas especializadas que farão o acompanhamento personalizado e a demonstração de compra de títulos de transporte (monomodais CP e intermodais Andante) nas novas máquinas de venda automática, assim como a respetiva validação dos títulos”.
Menos custos e menos lixo
A CP salienta que a adoção do novo sistema “permite a otimização de recursos, a racionalização de custos e a melhoria dos processos internos de gestão, tornando as operações de aquisição de títulos de transporte e o seu manuseamento mais simples e rápido”.
O sistema, disponibilizado pelos Transportes Intermodais do Porto (TIP), permite também “reduzir em larga escala a produção de resíduos que resultariam inevitavelmente da utilização de cartões descartáveis (uma só utilização)”.