A exposição Prémio Fotojornalismo 2010 Estação Imagem / Câmara de Mora apresenta as fotos vencedoras daquela que é a primeira edição do Prémio dinamizado pela Estação Imagem, uma associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo e promoção da imagem, com principal destaque para o trabalho de Paulo Pimenta (Jornal Público), vencedor do primeiro prémio com uma reportagem sobre a linha ferroviária do Sabor.
Os trabalhos que conquistaram as outras sete categorias do concurso integram, igualmente, a exposição: na categoria Vida Quotidiana, os galardoados João Carvalho Pina (Kameraphoto), Nacho Doce (agência Reuters) e Nelson d´Aires (Kameraphoto); Nuno Ferreira (Agência Lusa e Correio da Manhã) na categoria do Ambiente; Guillaume Pazat (Kameraphoto) na de Retrato; e Gonçalo Rosa da Silva (editor da revista Visão) na de Artes e Espetáculo.
Prémio atribuído por um júri liderado por Aypery Ecer, vice-presidente do Departamento de Fotografia da Reuters, distinguiu ainda Ricardo Miereles (agência Via Visuais) e Nelson Garrido (Público), na categoria de Notícias; Jorge Monteiro (Gestifoot Media) na categoria Ação no Desporto e Nelson d´Aires (Kameraphoto) na categoria especial “2009, ano de eleições”.
A Estação Imagem é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental. Criada em Mora e elegendo o Alentejo como campo de ação, a Estação Imagem propõe-se dar um contributo ativo à luta contra a desertificação e o isolamento da região.