A jornalista Ana Rita Faria, do jornal PÚBLICO venceu o primeiro prémio de jornalismo económico do Citigroup, o “Journalist Excellence Award 2011”.
Em causa está o trabalho “Diz-me que rating tens, dir-te-ei que cidade és”, publicado no suplemento “Cidades” no dia 18 de abril de 2010.
No artigo, a jornalista abordou as consequências da descida do rating de Portugal, atribuído pela Moody´s, Fitch e Standard & Poor´s, nos concelhos de Lisboa, Porto, Sintra e Cascais.
De acordo com o jornal, Ana Rita Faria já tinha ganho o segundo prémio na edição do ano passado. Ao vencedor de cada ano é proporcionada a participação num seminário nos Estados Unidos, promovido pela Columbia´s Graduate School of Journalism.
Em segundo lugar na edição deste ano ficou a jornalista Ana Taborda, da revista Sábado, com um artigo intitulado “Os angolanos mais poderosos em Portugal”. Luis Leitão, do Diário Económico, ficou em terceiro lugar com o trabalho “Conheça as dez ações que ajudam os investidores a reduzir as despesas familiares”.
O objetivo deste prémio é “impulsionar o jornalismo económico de qualidade, distinguir os melhores trabalhos publicados anualmente na comunicação social de imprensa escrita, e criar oportunidades de reconhecimento para jovens talentos”.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]