Segundo a marca os “valores ultrapassam largamente os objetivos de desempenho das fábricas da Companhia Coca-Cola a nível mundial, firmados com a WWF – World Wildlife Fund em 2007, de melhorar, em 20%, a utilização eficiente da água até 2012”.
Como meta, a fábrica da Refrige em Azeitão, única unidade de engarrafamento de bebidas da Companhia Coca-Cola em Portugal, pretende baixar o rácio de utilização de água para menos de 2 litros por litro de bebida produzido, até 2016. Indicadores muito próximos de atingir, sendo que o esforço de poupança de água na unidade de Azeitão se cifrou num consumo, em fevereiro deste ano, de 2 litros de água por cada litro de bebida produzido.
A nível mundial, a Coca-Cola e as engarrafadoras locais têm vindo a cimentar compromissos abrangentes e ambiciosos de preservação da água, por ser o ingrediente principal das bebidas do seu portefólio e um recurso vital para os ecossistemas, a saúde humana, o progresso e o desenvolvimento, conta a marca em comunicado.
No caso português, a Refrige tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com a Coca-Cola no sentido de, não só melhorar os indicadores de utilização eficiente da água, mas também na sua reciclagem por via de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de última geração, situada no interior das instalações da Refrige, que permite devolver em segurança à natureza, 100% da água não incorporada nas bebidas.
[Notícia sugerida pela utilizadora Vera Vieira]