Tal como aconteceu frente aos checos, Portugal voltou a cometer alguns erros no início da partida frente à Suécia, mas corrigiu-os progressivamente e acabou por se superiorizar categoricamente depois do intervalo
Gonçalo Abrunhosa, autor de três golos, afirmou que “estivemos menos bem no primeiro período, talvez também um pouco pelo cansaço do primeiro jogo, mas depois começamos a jogar melhor e as coisas foram acontecendo”, cita a assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Natação.
O internacional português salientou que “foi importante ter o público a encher as bancadas, nunca tinha visto o Jamor tão cheio, nem quando houve outros jogos importantes. Estava muita gente a gritar por Portugal e foi importante para a modalidade”.
Contudo, o Selecionador Nacional ressalva que “o primeiro jogo de um torneio é sempre o mais complexo. Depois do primeiro jogo a equipa melhora emocional e psicologicamente”.
Já o jogador Rui Moreira considera que “este torneio vai ser muito bom para a equipa”, que o iniciou “da melhor maneira, com uma vitória expressiva contra uma equipa a quem nunca tínhamos ganho”.