Segundo José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal que organiza o Festival, a exposição de Esculturas “será uma oportunidade para homenagear o Património da Vila, ainda no âmbito das Comemorações do Centenário da Classificação do Castelo como Monumento Nacional, e numa ocasião em que a Misericórdia de Óbidos assinala 500 anos”.
As esculturas de chocolate vão estar patentes na Cerca do Castelo, recinto do evento e organização agradece aos visitantes que não as tentem comer, apesar do aspeto apetecível.
“O Festival apresentará um conjunto de actividades já consolidadas, mas também muita inovação e novos motivos de interesse”, disse o responsável citado em comunicado oficial.
Pode visitar o espaço Chocolate Lounge e na Rua Direita o Espaço Gourmet – (bilhete à parte) – espaço onde o visitante poderá degustar cerca de 15 a 20 bolos diferentes.
Doze dos melhores Chefs portugueses de cozinha irão fazer demonstrações de pratos salgados (carne e peixe) com chocolate, no local do evento, na Cerca do Castelo, e também em alguns restaurantes de Óbidos. Trata-se de Gastronomia Criativa. Uma iniciativa patrocinada pela Revista Teleculinária.
A Passagem de Modelos com Chocolate é uma das iniciativas mais aguardadas do Evento. Conta com a colaboração do CIVEC – Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção.
Também neste Festival decorrem os habituais concursos: Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, Concurso Chocolatier Português do Ano, Concurso de Montras de Chocolate e o Concurso Ourives de Chocolate.
Para o público em geral existem os Cursos de Chocolateria. Dois tipos de cursos: um, de nível 1, destinado a pessoas que não possuem conhecimentos na área, e um de nível 2, dirigido a quem já frequentou o primeiro ou para quem já tem alguns conhecimentos em chocolateria.
Existem ainda outras actividades como o Body Painting, Ementas de Chocolate – elaboração de pratos especiais pelos restaurantes do Concelho todos com chocolate.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais. Pode saber mais no site oficial do certame, em www.festivalchocolate.cm-obidos.pt.