O diretor da Biblioteca Pública de Évora, José António Calixto, revelou à agência Lusa que considera estes números “muito animadores”. Os dados foram divulgados por ocasião da apresentação do Relatório e Contas da BPE.
Este aumento de leitores “surge em paralelo com o crescente número de atividades na biblioteca e de participantes”, destacou o responsável, revelando que, em 2010, a BPE “organizou 345 iniciativas em que participaram quase sete mil pessoas”.
O “bom desempenho” da Biblioteca Pública de Évora é ainda potenciado pelo facto de ter “há dois ou três anos, uma presença muito forte nas redes sociais”, como o Twitter, Facebook e muitos blogues, justificou o mesmo responsável.
A instituição é visitada por muitos estrangeiros, mas a maioria dos leitores “são oriundos da Universidade de Évora, entre alunos, professores e investigadores”.
O espólio da BPE, com espécies raras e únicas no mundo, inclui 664 incunábulos e 6 445 livros impressos do século XVI, além de vários núcleos de documentos manuscritos, de cartografia, música impressa e mais de 20 mil títulos de publicações periódicas.
Criada há mais de 200 anos por Frei Manuel do Cenáculo, a Biblioteca Pública de Évora, tutelada pela Direção-geral do Livro e das Bibliotecas, é beneficiária do Depósito Legal desde 1931.