De acordo com comunicado da autarquia algarvia, o Museu de Portimão está instalado numa antiga fábrica de conservas, “ligando a história e a cultura da cidade a uma atividade económica primordial durante bastantes anos e que é representada de maneira pedagógica e didática”.
Os prémios Micheletti foram criados em 1996 numa parceria entre a EMA – European Museum Academy e a Fundação Luigi Micheletti, uma referência em termos de arqueologia industrial na Itália. Visam reconhecer a excelência no que toca a museus europeus vocacionados para a ciência e a indústria.
O júri deste galardão tem em consideração aspetos como a tecnologia e a história social, a criatividade, a forma como os projetos museológicos a concurso foram concebidos em torno dos seus núcleos expositivos, assim como o papel que cada um dos equipamentos desempenha no seio da comunidade local onde se insere.
No ano passado o Museu de Portimão foi considerado o melhor do ano pelo Conselho da Europa.
Fazem parte da lista aos nomeados para o Prémio Micheletti os museus dos seguintes países:
Alemanha – Staatsliches Textil – und Industriemuseum (Augsburg); Deutsches Technikmuseum (Berlim); Odysseum (Colónia); Technomuseum – Landesmuseum für Technik u. Arbeit (Mannheim); BMW Museum (Munique); e Porsche Museum (Estugarda);
Áustria – Voestalpine-Stahlwelt (Linz);
Bélgica – Maison de la Science (Liège);
Espanha – Museu del Coure (Les Masies de Voltrega); e Museu de la Tècnica de Manresa (Barcelona);
Holanda – Airborne Museum Hartenstein (Oosterbeek); Scryption (Tilburg); e Zaans Museum – Verkade Paviljoen (Zaandam);
Inglaterra – Museum of Science & Industry (Manchester);
Itália – Museo Galileo (Florença); MathFitness, The Mathematics Arena (Génova); e Paesaggio dell´Eccellenza (Recanati);
República da Irlanda – Science Gallery (Dublin);
Portugal – Museu de Portimão.