Shirley é uma cadela labrador que tem a seu cargo a pequena Rebecca Farrar que
sofre de diabetes 1. Este verdadeiro “enfermeiro” de quatro patas
acompanha a menina para todo o lado, até para a escola, e tem a missão
de a alertar sempre que esta entra em risco de ter uma crise
hipoglicémica.
A menina de sete anos não consegue saber quando é que os níveis de açúcar sobem ou descem e por isso delega essa tarefa ao extraordinário olfacto de Shirley que quando deteta qualquer alteração nos níveis de açúcar no sangue lambe Rebecca sem parar.
A cadela faz parte da organização britânica Medical Detectio Dogs que treina cães especialistas a detetar emergências médicas antes que os donos entrem em perigo, não só em pessoas com diabetes mas com outro tipo de doenças como a de Addison ou reacções alérgicas severas.
Shirley está ainda treinada para ir buscar o kit de medicação de emergência onde ele estiver guardado na sala de aulas da escola primária de Rebecca.
“Desde que temos a Shirley que nunca mais tivemos de chamar os paramédicos”, conta Claire, mãe de Rebecca Farrar que ficou com o pâncreas destruído depois de ter apanhado um vírus.
“Shirley fica ao pé dela mesmo quando ela vai para a cama, em vigília. Se os níveis começam a descer durante a noite, ela começa a tentar acordar Rebecca. Se não consegue vai acordar-me a mim”, conta a mãe citada pelo site da Medical Alert Dogs.
“É um alívio enorme”, conclui Claire. “São inseparáveis. A Rebecca não estaria aqui sem a Shirley”.