O astronauta italiano da ESA Paolo Nespoli está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa) e tem disponibilizado no Twitter e nas redes sociais fotografias nocturnas da Terra feitas a partir da vista privilegiada que tem do esp
O astronauta italiano da ESA Paolo Nespoli está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa) e tem disponibilizado no Twitter e nas redes sociais fotografias nocturnas da Terra feitas a partir da vista privilegiada que tem do espaço. Desta vez foi Lisboa e a Península Ibérica.Na fotografia vemos a margem arredondada de Lisboa e a outra margem mais recortada com o rio pelo meio com duas linhas fininhas a atravessá-lo, nomeadamente a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama.
Na outra fotografia vemos a Península Ibérica, Portugal e Espanha com focos de luz indicadores das zonas mais populosas.
De acordo com o comunicado da ESA, Paolo está há quase dois meses no espaço onde participa na missão MagISStra. Apesar de ter a agenda diária muito preenchida, “nos raros momentos livres, o astronauta italiano escapa-se até à janela com a melhor vista da Estação, o módulo europeu ´Cupola`, fotografa o seu planeta natal e envia as imagens”.
O Cupola é um lugar único na ISS onde a partir das sete janelas os astronautas podem ter una visão da Terra de quase 180 graus.
“Identificar o que se está a ver desde o espaço não é fácil”, conta Nespoli. Mas “é emocionante; cada vez que tenho cinco minutos escapo-me para o Cupola para observar. Encontro coisas novas constantemente”, revela citado pela mesma nota de imprensa.
“Como a Estação se move muito rapidamente, a vista está sempre a mudar e nunca ocorrem as mesmas condições de iluminação, da época do ano, a posição do Sol…”, explica.
Para ver mais fotografias tiradas do espaço por este astronauta pode aceder à fotogaleria no Flickr clicando aqui.