Com uma selecção extensa de projectos e produtos 100% nacionais, a edição deste ano vai acolher ainda participações inéditas como seja o projecto Pinheiro Bombeiro, para ajudar os Bombeiros Voluntários ou a Associação de Protecção dos Animais de Torres Vedras, que alberga presentemente cerca de 450 animais e ajuda no seu processo de adopção.
A oitava edição do Mercado de Natal, que espera cerca de 20 mil visitantes, conta com mais de 140 expositores, que vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspiradas nas artes e nos ofícios tradicionais, bem como em tendências artísticas contemporâneas.
Livros, Peças de Design, Eco, Moda, Cerâmica, Joalharia, Artigos de Decoração, Brinquedos, Artes plásticas, Produtos Gourmet e Bio, Chocolate, são algumas das opções que estarão disponíveis.
Mas a principal novidade do Mercado de Natal em 2018 será o espaço dedicado a ajudar, com IPSSs e iniciativas de solidariedade. As instituições de solidariedade social encontram neste espaço a oportunidade para se apresentarem ao público visitante sensibilizando-o para as suas causas.
O projecto #PinheiroBombeiro consiste em aproveitar pinheiros que vão ser abatidos, como Árvores de Natal. No final, os pinheiros são devolvidos e transformados em biomassa. Desta forma, está-se a promover um uso eficiente, inteligente e sustentável de pinheiros que tiveram de ser abatidos e simultaneamente a angariar fundos para comprar material para os Bombeiros Voluntários.
A Cruz Vermelha Portuguesa irá estar presente no Mercado com um espaço de rastreios de saúde, numa acção de angariação de fundos para contribuir para as actividades sociais da delegação de Lisboa.
Mas os animais de 4 patas não foram esquecidos: a Associação de Proteção dos Animais de Torres Vedras marca presença nesta 8ª edição do Mercado de Natal com uma acção de sensibilização para o seu trabalho: Cuidam, tratam, alimentam, esterilizam e encaminham os animais (cães e gatos) para adopção, através de uma criteriosa selecção de adoptantes. Apela-se neste mercado à doação de bens de primeira necessidade, já que a organização não beneficia de qualquer apoio público.
Paralelamente, este Mercado vai contar com a presença do Vale de Acór, com os seus inovadores Gelados Sociais Artesanais – Fratellini e Pão Rústico de Lenha, e do Lar Jorbálan, que acolhe temporariamente jovens mulheres e os seus filhos em situação de vulnerabilidade social, que terá em venda produtos feitos pela sua comunidade.
O Mercado de Natal organiza ainda um programa de atividades “As Oficinas do Mercado” para miúdos e graúdos: receitas de sobremesas de Natal, a construção de um mini presépio em cerâmica, técnica de estampagem “blockprinting” com carimbos artesanais e outros materiais, oficina de Tecelagem Ovelha Mãe com técnicas tradicionais de manipulação da lã, são algumas das propostas disponíveis.
“É para nós extremamente gratificante podermos contar com este grupo de instituições no Mercado de Natal, pois o espírito do natalício também implica ajudar a ajudar” refere Luciana Megre, responsável da organização.
“O programa de actividades permite recriar e ensinar técnicas tradicionais de tecelagem e cerâmica ou de estampagem e assim envolver o público num universo de trabalho manual que tantas vezes é esquecido e acaba por se perder”, conclui Anabela Oliveira, co-organizadora do evento.
De quinta a sábado, das 11h30 às 21h30, e domingo, das 11h30 às 20h30, os visitantes poderão não só encontrar presentes diferenciados a preços atrativos, como contribuir para a viabilidade de pequenos negócios e ajudar pessoas e animais.
O bilhete de entrada no Mercado de Natal tem o valor de 2€, com 2 vales de 1€ para descontar nas suas compras.