Uma mostra da melhor seleção de longas-metragens e curtas-metragens produzidas ao longo do último ano, ciclos de retrospetiva (Ermanno Olmi) e homenagens (Paolo Sorrentino, Pietro Marcello e o coletivo Flatform), documentários (uma radiografia da Itália contemporânea) videoclips (este ano dedicados ao cantautor recentemente desaparecido, Lucio Dalla).
Este ano os espectadores do 8 ½ têm uma palavra a dizer através do recém criado prémio do público Endesa. Esta distinção junta-se ao Prémio Oficial Rottapharm – Madaus atribuido pelo painel dos jurados da Festa. Ambos os prémios serão atribuidos aos filmes em competição.
À semelhança do que aconteceu em 2011, e devido ao sucesso que o 8 1/2 obteve um pouco por todo o país, este ano a Festa faz-se à estrada novamente e vai até ao Funchal, Coimbra, Porto e também a Guimarães, no âmbito de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
Em Lisboa, de 12 a 19 de abril, o evento passa pelo Cinema Medeia Monumental, pelo Espaço Nimas, pela Cinemateca Portuguesa e pelo Instituto Italiano de Cultura. No Funchal, de 26 a 29 de abril, decorre no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Em Coimbra, a festa acontece no Teatro Académico Gil Vicente, de 1 a 3 de maio, e depois, de 4 a 6 de maio, o Cinema Italiano passa no Centro de Artes do espetáculo S. Mamede e no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães. No Porto, acontece de 10 a 13 de maio, no Cinema Passos Manuel.
Clique AQUI para aceder ao site do evento.