por redação
O encontro vai receber pianistas dos 13 aos 40 anos provenientes do Japão, China, Canadá, Turquia, Hong Kong, Taiwan, Índia, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Suíça, Itália, Bélgica, Hungria, Argentina, Alemanha, Portugal e Rússia, contando com algumas das “maiores promessas” da cena internacional. Os participantes estudam nas mais importantes instituições de Berlim, Moscovo, Tóquio, Viena, Taipé, Hong Kong, Cleveland, Calgary, entre muitas outras.
O evento está dividido em três atividades – aulas magistrais, concertos diários e um concurso – sendo que o concerto de Abertura, de entrada livre, acontece no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, no dia 1 de Fevereiro às 21.30.
Os finalistas do prémio Franz Liszt do Encontro Mundial vão ser acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras, na final do concurso, que vai decorrer a 05 de fevereiro no CAE – Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, onde os jovens terão de interpretar obras do compositor austro-húngaro do século XIX.
Ao longo do evento, haverá concertos diários no Grande Auditório do Conservatório de Coimbra e um no Centro Cultural Gil Vicente, na vila de Sardoal, Santarém, todos de entrada livre.
No último dia, 07 de fevereiro, serão escolhidos os vencedores, com o concerto de encerramento no Conservatório de Coimbra a ser composto por atuações a solo dos seis melhores participantes.
Todos os concertos são de entrada gratuita, com exceção da final do prémio Franz Liszt, na Figueira da Foz.
Programa: http://coimbraworldpianomeeting.blogspot.pt/p/home-page.html