Cansaço, impaciência, falta de concentração. Todos nós sentimos na pele as consequências negativas de viver com défice de sono. Mas na lufa-lufa do dia-a-dia, nem sempre é fácil mergulhar no mundo dos sonhos.
Cansaço, impaciência, falta de concentração. Todos nós sentimos na pele as consequências negativas de viver com défice de sono. Mas na lufa-lufa do dia-a-dia, nem sempre é fácil mergulhar no mundo dos sonhos e deixar as preocupações para trás.
Por isso, com base num artigo da famosa Mayo Clinic (dos EUA), o Boas Notícias deixa aqui sete dicas simples para ter o sono que merece, todos os dias.
Se nada de isto resultar, pode sempre pedir, na sua farmácia ou junto do seu médico, conselhos para conseguir noites mais tranquilas e revitalizantes.
1. Mantenha um horário regular de sono
Ir para a cama e acordar sempre à mesma hora, mesmo aos fins-de-semana, reforça o ciclo natural do sono.
2. Cuidado com o que come e bebe
Nunca se deite de barriga cheia nem de barriga vazia. Uma digestão pesada dificulta o sono mas tentar dormir com fome também traz desconforto. Bebidas demasiado fortes ? como café e álcool ? também interferem no ciclo do sono. Antes de ir para o vale dos lençóis, opte por uma infusão de camomila e umas bolachas maria.
3. Crie um ritual
Promova uma rotina simples mas relaxante antes de dormir, de forma a comunicar ao seu corpo que está na hora de 'desligar'. Ler, tomar um banho quente, meditar ou ouvir música relaxante são algumas ideias que pode por em prática. Proibido: ligar o computador, a televisão e outros aparelhos elétricos que excitem a atenção.
4. Prioridade ao conforto
Um quarto bem arejado, cheiroso e quentinho, um colchão confortável, a almofada ideal e um pijama macio são grandes amigos do sono. Elimine ruídos (recorrendo, se necessário a tampões de ouvidos) e garanta que a luz do dia não entra pela janela.
5. Faça exercício físico
Uma atividade física regular ajuda a dormir mais e melhor libertando hormonas importantes que promovem o bem-estar. Contudo, os especialistas alertam que fazer exercício perto da hora de dormir é contraindicado, já que libera endorfinas que nos fazem ficar mais despertos.
6. Evite sestas prolongadas
Uma sesta na hora certa (a meio da tarde) e durante o tempo adequado (entre 10 a 30 minutos) pode ser fundamental para revitalizar o corpo e a mente. Mas fazer sestas demasiado longas e fora de horas (antes ou depois da hora de jantar) afasta o sono quando temos que dormir.
7. Aprenda a gerir o stress
Compromissos e preocupações a mais são um mal típico do nosso século. Para ter a cabeça descansada quando vai para a cama, organize o seu dia-a-dia e minimize as suas preocupações: estabeleça prioridades, delegue tarefas, risque aquilo que pode dispensar.